« Voltar


O que é a economia compartilhada?

A economia compartilhada permite que as pessoas mantenham o mesmo estilo de vida, sem precisar adquirir mais, o que impacta positivamente não só no bolso, mas também na sustentabilidade do planeta.

 

Economia: Mais que poupar dinheiro


Quando falamos em economia, já se vem logo na cabeça o conceito de se poupar dinheiro, a economia compartilhada, vem para integrar vários tipos de economias. 


A Economia Colaborativa/compartilhada é fruto da união de três pontos de sucesso que fazem o conceito cada vez mais atrativo a partir da evolução ampla da sociedade:

- Social, com destaque para o aumento da densidade populacional, avanço para a Sustentabilidade, desejo de comunidade e abordagem mais altruísta;

- Econômico, focado em monetização do estoque em excesso ou ocioso, aumento da flexibilidade financeira, preferência por acesso ao invés de aquisição, e abundância de capital de risco; e

- Tecnológico, beneficiado pelas redes sociais, dispositivos e plataformas móveis, além de sistemas de pagamento.

 

Nova forma de se relacionar


De tempos em tempos novas revoluções emergem, revoluções capazes de mudar tudo, do modo como trabalhamos ao modo como nos relacionamos.

Estamos no centro de uma mudança de era e qualquer reflexão feita hoje, pode fazer menos sentido amanhã. Por isso, para não insistirmos em modelos obsoletos o melhor é enxergar as oportunidades que a economia do compartilhamento nos dá para não só sobrevivermos, como sairmos ainda melhores das crises econômicas que vem colocando em xeque o modo como entendemos mercados e a economia.

 

Quem já está a frente?

 

Para que se ter uma furadeira se preciso apenas do furo na parede para pendurar o quadro, para que ter um carro se preciso apenas ir ao meu destino, para que pagar aluguel, móveis com escritório se preciso apenas de uma estação de trabalho? 

Hoje temos exemplos como Alooga, Uber, Cabify, AirBnb, Alluagro, Coworkings e n outras formas de compartilhar os gastos, assim tendo maior interação com outras pessoas, parcerias e economia no final de tudo isso.

 

Podemos esperar mais formas de economizar no nosso dia a dia, quanto mais a tecnologia aparece no mundo mais vantagens teremos no futuro, o que precisamos saber é nos reinventar.

E você, já economizou hoje?

  • Compartilhe este post:

« Voltar